GODINHO É NOTÍCIA!

                               GODINHO É NOTÍCIA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 

 

O Projeto LEIA - Leitura, Escrita, Interação e Aprendizagem, que desde Agosto/21 está sendo aplicado em caráter de Projeto Piloto na Escola Alexandre Sérgio Godinho, mas em vias de se implementado em toda a rede estadual, apresentou para a Comissão de Educação, na tarde de 5/7 os resultados desse primeiro e, bem sucedido ano de aplicação do projeto na unidade escola de Biguaçu. 


ASSISTA A REPORTAGEM ACESSANDO O LINK

Presentes na cerimônia a diretora Silvana Pereira de Jesus, Viviane - Coordenadora do Projeto na escola, a Professora Francine Goes -Alfabetizadora e, Lilian Petry - Coordenadora Pedagógica da Escola. 

O projeto tem a intencionalidade de promover junto às crianças dos Anos iniciais do Ensino Fundamental práticas de leitura que ampliem as possibilidades de aprendizagem com o foco no processo de alfabetização, contemplando as diferentes facetas: linguística, sociocultural e interativa conforme prevê a Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino.

O projeto tem o compromisso com a ampliação das práticas de leitura, escrita e numeramento para consolidação do processo de alfabetização. 

Cada ano/série trabalhará um gênero textual pré-estabelecido no projeto por um tempo determinado (dois a cada semestre). O planejamento das aulas é focado na leitura/escrita, oralidade e analise linguística, dialogando sempre com a literatura, na qual se incluirá a contação de histórias e outras estratégias de leitura; o objeto de ensino serão os gêneros textuais. Tudo isso articulado com o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, visando garantir um trabalho pedagógico mais efetivo com foco na leitura e escrita.

As aulas do projeto LEIA precisam ter boas práticas para aprendizagem, de modo que a ludicidade e intencionalidade pedagógica caminhem juntas com vistas a atingir o objetivo central deste projeto. O brincar pedagogicamente, de forma planejada, deve estar incluído no cotidiano escolar das crianças, proporcionando o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, efetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social e a aprendizagem, considerando os quatro eixos de ação visando a compreensão do sistema de escrita pela criança.

   


Compartilhe no Google Plus

About Escola Godinho

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário