GODINHO É NOTÍCIA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO
Presentes na cerimônia a diretora Silvana Pereira de Jesus, Viviane - Coordenadora do Projeto na escola, a Professora Francine Goes -Alfabetizadora e, Lilian Petry - Coordenadora Pedagógica da Escola.
O projeto tem a intencionalidade de promover junto às crianças dos Anos iniciais do Ensino Fundamental práticas de leitura que ampliem as possibilidades de aprendizagem com o foco no processo de alfabetização, contemplando as diferentes facetas: linguística, sociocultural e interativa conforme prevê a Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino.
O projeto tem o compromisso com a ampliação das práticas de leitura, escrita e numeramento para consolidação do processo de alfabetização.
Cada ano/série trabalhará um gênero textual pré-estabelecido no projeto por um tempo determinado (dois a cada semestre). O planejamento das aulas é focado na leitura/escrita, oralidade e analise linguística, dialogando sempre com a literatura, na qual se incluirá a contação de histórias e outras estratégias de leitura; o objeto de ensino serão os gêneros textuais. Tudo isso articulado com o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense, visando garantir um trabalho pedagógico mais efetivo com foco na leitura e escrita.
As aulas do projeto LEIA precisam ter boas práticas para aprendizagem, de modo que a ludicidade e intencionalidade pedagógica caminhem juntas com vistas a atingir o objetivo central deste projeto. O brincar pedagogicamente, de forma planejada, deve estar incluído no cotidiano escolar das crianças, proporcionando o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, efetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social e a aprendizagem, considerando os quatro eixos de ação visando a compreensão do sistema de escrita pela criança.
0 comentários:
Postar um comentário