Em mais uma revisão anual o Projeto Politico Pedagógico - PPP da Escola de Educação Básica Professor Alexandre Sérgio Godinho, as questões concernentes à Educação Patrimonial passaram a integrar as reflexões das práticas pedagógicas, voltadas ao reconhecimento e a valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro no espaço da educação formal.
(Elaborado por Marcelo Machado como ilustração na dissertação: "Nos caminhos da Educação Patrimonial - a educação formal, a formação docente e o patrimônio como direito educacional", 2025)
O patrimônio cultural na educação é uma abordagem pedagógica que visa despertar o interesse dos alunos pelo processo cultural e suas manifestações, tendo por objetivos mais específicos: • Despertar o interesse pelo saber • Propor reflexões críticas • Valorizar os aspectos que caracterizam a sociedade e o local de vida da comunidade • Incentivar a valorização da cultura • Desenvolver a compreensão do mundo ao redor • Entender a trajetória sociocultural e histórico-temporal Segundo a Base Nacional Comum Curricular -BNCC, desde o ensino fundamental, anos iniciais, crianças e jovens em formação devem ter o contato com o tema do patrimônio cultural, e o professor deve incentivar e "desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir e respeitar as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade" (Brasília, 2016, p.67).

Essa abordagem do Patrimônio Cultural, na perspectiva da educação escolar foi tema de quatro Seminários Internos na referida unidade de ensino, desde 2023, trazidas pelo Professor Marcelo Machado - há 24 anos lotado nesta escola e, mestrando do curso de Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -Iphan.
(Fotos: Seminários internos na escola Professor Alexandre Sérgio Godinho)
De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , a Educação Patrimonial se constitui de múltiplas e diversas práticas, narrativas, conceitos, ferramentas e recursos com foco educativo no campo do patrimônio cultural, sendo todo o conjunto de processos educativos que mobilizam ações de sensibilização e de mediação sobre o campo do Patrimônio Cultural nas políticas públicas.
Assim, com a anuência da equipe gestora da escola - Silvana Pereira de Jesus (Direção geral) e Danúbia (Assessora), que tem como objetivo geral de gestão escolar a constituição coletiva de uma identidade única, enquanto Unidade de Ensino Fundamental I, as reflexões sobre o tema com a participação dos professores e demais servidores, ligados ao departamento pedagógico da escola, a Educação Patrimonial se faz presente, a partir de então, no PPP da escola, página 25 da 1ª Edição da versão 2025.
Essa caminhada que tem, numa margem, o patrimônio e, a educação, na outra, requisitando dos pensadores da educação e do patrimônio por uma "nova pedagogia", nos convidando à "revisão de premissas" e a "descolonização da educação", coloca a educação formal brasileira como mais um princípio básico, na percepção de "futuro do patrimônio", que precisa conceber a escola pública como aquele compromisso em rede que, liga patrimônio e democracia (Machado, 2025).
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