Solenidade em honra ao dia da bandeira nacional, na escola Alexandre Sérgio Godinho.
DIA DA BANDEIRA NACIONAL:
O dia 19 de Novembro é reservado á comemoração da bandeira nacional.
Com a proclamação da república, era necessária a substituição dos símbolos nacionais, que representavam a monarquia, que foi substituída pela forma de governo republicano.
Sendo assim, no dia 19 de Novembro de 1889, quatro dias, portanto, após a proclamação, a nova bandeira foi apresentada oficialmente e, adotada como bandeira nacional pelo presidente provisório Deodoro da Fonseca.
Os autores da bandeira nacional foram: Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira reis e Décio Vilares. A ultima modificação feita na bandeira aconteceu em 11 de Maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e, Tocantins.
A escolha dessas cores remonta a fatores relacionados com a história portuguesa.
Curiosidades
A frase que consta na bandeira, " Ordem e Progresso" foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte: " O amor por princípio e, a ordem por base, o progresso por fim" .
A legislação brasileira prevê, que no dia 19 de Novembro seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras, que estejam em más condições. Essa mesma legislação proíbe que a bandeira seja utilizadas como roupagem.
A bandeira é um dos símbolos nacionais, junto com o Hino Nacional, Armas Nacionais, e Selo nacional.
A bandeira é hasteada de maneira permanente na praça dos Três Poderes, em Brasília.
No primeiro domingo de cada mês é realizada uma cerimônia de troca de bandeira. Quando são hasteadas várias bandeiras juntas á bandeira nacional, esta é a primeira a subir e, a última a descer do mastro. As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e, ao distrito federal.
A única estrela, que está acima da faixa branca, corresponde ao estado do Pará.
Tanto no período da manhã, como no vespertino, os alunos apresentaram essas informações, a respeito da bandeira nacional e cantaram o hino á bandeira criado por Olavo Bilac e, que foi apresentado em 1906.
0 comentários:
Postar um comentário