MUSEU DO LIXO: CENTRO DE VALORIZAÇÃO DOS RESÍDUOS!





Alunos do 5° Ano -Turmas 53 e 55, da Escola Alexandre Sérgio Godinho, visitaram no dia de hoje -11/8/2022, as instalações do Museu do Lixo, no Centro de Valorização dos Resíduos  da COMPCAP, localizado em Florianópolis, na  Rodovia Admar Gonzaga, 71 - Itacorubi. 

(Foto: Ronaldo Arnaldo de Sá -artista do CVR e autor do Peixe Articulado, no carnaval de 2019)

Museu do Lixo nasceu a partir do sonho de um grupo de colaboradores da Comcap, que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.


 Instalado em 25 de setembro de 2003, o museu se tornou referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável, baseado nos conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar.


Acervo

As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva da Comcap. Hoje, o Museu do Lixo reúne coleções de destaque, com milhares de itens em processo de catalogação. Já o acervo é montado e decorado em ambientes diferenciados, todos produzidos com base na reutilização de materiais provenientes da coleta de Lixo. Inclusive as tintas usadas nas pinturas e a mandala do piso foram feitas com materiais reaproveitados. Os principais materiais reutilizados são ferros de passar roupa, latas de refrigerante e cerveja, máquinas fotográficas e de costura, aparelhos de telefones e computadores.


O Museu recebe cerca de seis mil visitantes por ano, e faz parte da visita guiada ao Centro de Transferência de Resíduos Sólidos (CTRes) da Comcap, empresa de economia mista controlada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

No ano de 2019 o CVR -Centro de valorização de Resíduos da Comcap foi reconhecido pela Oficina Crítica de Carnaval com o prêmio Máscara de Bamba. 

Para alertar sobre a poluição provocada pelo lixo, no ambiente marinho, o bloco da limpeza, da Comcap levou alegoria para a Passarela Nego-Quirido o 'Peixe articulado', uma escultura a consistia num peixe de dois metros largura, cinco de comprimento e 4,7 m de altura, feito pelos empregados da Comcap com materiais reaproveitados. A iniciativa lançava em plena passarela do samba, a campanha “A vida marinha não é descartável”.  “A alegoria - explicou o presidente da Comcap, Márcio Alves, foi construída na oficina do Centro de Valorização de Resíduos, com baixíssimo custo (...), graças à dedicação do empregado Ronaldo Arnaldo de Sá que executou a ideia do presidente da autarquia. Cerca de 10 pessoas das gerências de gestão ambiental, coleta, limpeza pública, CVR – Centro de valorização de resíduos, fizeram a produção em conjunto.   



Os alunos da Escola Alexandre Sérgio Godinho, visitaram o Museu do lixo acompanhados das professoras Maria Vila, Maria Eduarda e, da Assistente Técnico pedagógica Lilian Petri e, da Supervisora escolar Viviane Carvalho. 













Compartilhe no Google Plus

About Escola Godinho

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário