O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental e chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação. Confira a íntegra dos ODS acordados.
Conhecendo melhor os 17 objetivos e, suas respectivas metas podemos perceber, que uma parceria como a que nossa escola mantém com o Comitê para Democratização da Informática atende a vários objetivos dessa proposta. Proporcionar educação de qualidade (Objetivo 4): Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem
ao longo da vida para todos. A meta, agora, não é somente dar acesso ás novas tecnologias, mas promover o empoderamento digital de jovens e adultos. Só isso, já nos arremessa, direta e proporcionalmente para outros objetivos como Consumo e produção Responsáveis (Objetivo 12), Emprego digno e Crescimento Econômico (Objetivo 8), que dialoga com a erradicação da pobreza (Objetivo 1). Mas encontramos mais razões para bem dizer nossa parceria. No objetivo 17: Parceria em Prol das metas encontramos nossa relação mais direta, pois, visa fortalecer os meios de implementação e revitalização global para o desenvolvimento sustentável. Não há como falar de sustentabilidade, sem mencionarmos a eminente preocupação de todo o mundo com o Combate ás alterações climáticas ( Objetivo 13), Vida sobre a terra ( Objetivo 15) e, por conseguinte, Vida debaixo das águas( Objetivo 8). Tudo isso perpassa uma nova visão de produção, de consumo, que fala diretamente ao Objetivo 9: Indústria, Inovação e infraestrutura.
A hora é agora. não há mais tempo a perder. A medida que os países negligenciarem esses objetivos e essas metas, mais difícil se tornará a vida no nosso planeta. E 'nosso' é a palavra certa e quase única, á ser empregada, pois, não há lá fora para 'colocarmos o lixo debaixo do tapete'. A terra é o nosso tapete! Comece já a pensar, de que forma podemos atingir rapidamente essas metas, que é tarefa de todos. Reciclando melhor o nosso lixo, por exemplo! Consumindo de forma consciente, sustentável e responsável. Medidas pequenas, que podemos começar já, dentro das nossas casas.
O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos ODM -Objetivos do Milênio. Conseguimos surpreender o mundo freando a proliferação da AIDS, que era uma das metas do milênio. agora temos mostrado grande empenho no processo em torno dos ODS, sediando a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), bem como a Conferência Rio +20, em 2012. o Brasil tem um papel importante a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015. As inovações brasileiras em termos de políticas públicas também são vistas como contribuições para a integração das dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
A escola Alexandre Sérgio Godinho e o CPDI estão de mãos dadas nessa tarefa!
0 comentários:
Postar um comentário